Últimas Resenhas

Resenha: Sob a Minha Pele


Autora: Day Fernandes
Editora: Independente
Ano: 2017
Páginas: 32

*E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2018.

Sou uma completa estranha, desconhecida de mim mesma. Uma mulher comum, vivendo uma vida comum. Ainda assim, desconheço minha própria identidade. Há em meu interior um mundo totalmente obscuro, construído ao longo dos anos por meio de decepções, desilusões, mágoas, temores, ressentimentos, perdas...  Decidi não mais ignorar a estranha dentro de em mim e relato aqui uma jornada, um caminho que trilhei em busca de desvendar a mim mesma.  O que eu sou? Quem eu sou? O que há sob a minha pele?


Sob a Minha Pele é uma história curta e muito intensa, escrita pela autora Day Fernandes. Nela, somos levados a reflexões acerca de assuntos presentes em nossa vida, mas ainda tratados como tabus, como o luto, a depressão, o pânico e a vida.


"Quando chegamos a este mundo, através do nascimento, ninguém nos revela nada a respeito de como é estar vivo, como é ter um corpo humano. Somos obrigados a descobrir por nós mesmo."

A personagem principal não possui nome. Ela é uma mulher. Pode ser a sua vizinha, a sua mãe, a sua amiga e, por que não?, até mesmo você, o seu subconsciente. Ela se abre, mostrando os fatos que a levaram até o momento que ela está agora, até ela se transformar no que hoje.

Através da personagem, conseguimos nos colocar no lugar de tantas pessoas que se quebram, que fogem do mundo, não porque são fracas (apesar de muitas se sentirem assim), mas porque o pânico as domina, porque não conseguem lidar com o seu subconsciente. Através de seu relato, podemos identificar um caminho que alguém próximo passou ou vai passar, sem os julgarmos como fracos.

"Eu estava perdida na mais completa escuridão de mim mesma. Era como se eu olhasse para o espelho e não visse minha imagem refletida."

Durante todo o livro eu consegui identificar algumas pessoas próximas a mim que já passaram por essas situações. A maioria, como a personagem, apesar de encontrar forças e ajuda para se reerguer, continua com seus “dias ruins”, porém, nós que estamos junto delas, conseguimos ajudar melhor depois de saber como o fazer.

Acredito que é uma leitura interessante para todo o tipo de pessoa. Mesmo aqueles que não conhecem ninguém que passou por algum tipo de depressão ou crise de pânico. Conhecer mais sobre o assunto pode nos preparar para quebrar alguns preconceitos que podem vir a existir nesses casos. E para aqueles que sempre se sentem perdido sobre isso, a leitura pode ajudar a compreender melhor essas pessoas.

"Descobri que quando se vive à sombra de si mesmo e da pessoa que você já foi um dia, você deixa de viver."

Tudo é narrado de uma forma muito clara e sincera. O assunto não é tratado de forma leviana. Acredito que foi uma das leituras mais intensas que realizei até então e demorei a conseguir fazer essa resenha, pois estava presa em minhas reflexões acerca do tema. Por isso, recomendo imensamente a todas as pessoas.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Ficção


8 comentários:

  1. Aiiin, que resenha mais lindaaaa! Eu que tô apaixonada agora hahahahahaha. Muito obrigada minha linda, fico tão feliz por vc ter gostado! Me abraça muitoooo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei tão interessada que vou procurar na Amazon.
    Conheço muitas pessoas assim, o difícil é como ajudar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda. Achei a capa tão bonita! Eu ainda não conhecia e pela sua resenha me parece ser uma boa leitura e fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que dica maravilhosa.
    Não é todo autor que consegue trazer com propriedade esses temas e descreve-los e ainda deixar a trama envolvente parece ser bem complicado.
    Adorei conhecer essa dica através das suas impressões e confesso que fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Fernanda?

    Bela resenha essa sua, ficou bem escrita e eu confesso que não conhecia a autora, parece ser uma boa leitura e essa capa ficou linda! Dica anotada, vou procurar na amazon!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já viu o livro por aí mas ainda não li. Acho interessante não só pelos assuntos atuais como também pela identificação imediata que temos com a história.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá!Tudo bem?
    Estou com esse livro no meu kindle e espero ler em breve.
    Não sou uma pessoa que ler sinopse e não sabia do que tratava,gosto de ler livros sobres esses assuntos como a depressão.Espero que seja uma leitura que não gere gatilhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda. Achei a capa bonita e o título sugestivo, adoro textos curtos para ler a noite, pouco antes de dormir. concordo com você que o o luto é um tema tabu e que precisa ser melhor visto. Gostei da dica e vou procurar para ler

    ResponderExcluir