Últimas Resenhas

Resenha: Segredos e Mentiras


Autora: Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2014

Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.
Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.
Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.
Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?
Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões. Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?


Segredos e Mentiras é o meu livro de abril do Desafio 12 Meses Literários, que propôs a leitura de um livro que estivesse abandonado na estante. Adquiri este livro na troca do skoob, e o que me chamou atenção nele foi justamente esse segredo que ronda a vida dessas pessoas, especialmente tendo uma morrido antes que qualquer pergunta pudesse ser feita. Mas, por conta das parcerias, eu estava sempre deixando ele pra depois e o depois nunca chegava. Até que decidi colocá-lo no desafio e ler de qualquer jeito.


Neste livro iremos acompanhar a vida de duas amigas após a perda da amiga Noelle, uma mulher sempre muito sensitiva e de bem com a vida, que, de uma forma surpreendente para todos, acaba de se suicidar. Essa atitude, além de chocar as amigas e todos que conheciam Noelle, também faz surgir alguns segredos que a mulher mantinha e, alguns deles, fazem as duas se questionarem se realmente conheciam a mulher.

"Juntas, nós sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle. Ainda assim, na minha frente jazia a prova - nossa amiga, que se fora para sempre - de que, na verdade, não sabíamos de nada."

Tara, uma das amigas de Noelle, é uma pessoa extrovertida e perfeccionista, assim, apesar da surpresa que passa ao saber que a amiga morreu, ela começa a agir, preparando tudo para o funeral e ajudando a outra amiga, mais sensível, a passar por isso. Ela também trata tudo com mais frieza, afinal, além de ter perdido o marido à pouco tempo, está tendo de lidar com sua filha adolescente que parece uma estranha em casa. Tara não entende Grace, que não parece se sentir bem com a mãe também.

Emerson, ou Emy, era a amiga mais próxima de Noelle. Ela sofre imensamente ao encontrar a amiga na cama, após uma overdose de remédios que pareciam ter sido estocados para aquele momento. Emy não entende o que levou Noelle a agir daquela forma, não conseguiu ver aquele momento chegando, afinal, ela sempre pareceu muito bem, mas é justamente essa confusão que a faz ir atrás desses motivos, procurando tudo em meio às coisas da amiga.

"O peso do segredo se fez sentir de repente, e ela deixou a mão cair sobre o colo como uma pedra. Ao acordar de manhã, nem sequer desconfiara que este seria o dia em que ela não suportaria mais carregar aquele peso. "

E é assim que ela descobre quem Noelle é realmente, qual a sua história e quem é Anna, a mulher misteriosa pra quem Noelle nunca terminou de escrever uma carta. A determinação de Emy, porém, pode fazer com que o luto se transforme em revolta e uma grande tristeza, pois a vida de todas as famílias está prestes a mudar com tais revelações.



Falar desse livro é no mínimo desafiador, pois qualquer coisa posso acabar dando um spoiler. Quando o título fala sobre segredos, não são um ou dois, mas MUITOS. Noelle é o tipo de personagem que vivia cercada de segredos. Confesso que eu fiquei com muita raiva dela em muitos momentos da leitura, pois para manter tais segredos, mentiras muito importantes e que garantiriam a felicidade ou tristeza de algumas personagens, foram contadas.

"O suicídio de Noelle não fazia sentido. Ela sempre amara tanto a vida. Teríamos ignorado um vazio nela?"

A perda, aqui, é tratada uma forma muito intimista, mostrando que cada pessoa a encara de uma forma, tem uma reação diferente e um tempo de viver o luto. Achei bem interessante como isso foi mostrado aqui, dando destaque para cada uma das personagens em relação a esse assunto, já que todos passaram por isso juntos.

O livro é narrada do ponto de vista de Tara, Emerson, Noelle, Anna (a mulher misteriosa, que ao ser revelada ganha voz) e Grace, a filha de Tara (que terá um papel muito importante na trama ao ganhar voz). Nas partes de Noelle conheceremos o seu passado e conseguiremos fazer a ponte com os momentos presentes que as demais personagens vivem. A cada volta ao passado de Noelle, mais eu pedia internamente para que parasse, pois ou eu ficava enojada, ou revoltada.  E, apesar de eu não gostar dessas mudanças de ponto de vista, consegui aproveitar cada um deles e ansiar para conhecer o que a outra pensava sobre determinado assunto.

"Eu podia me livrar daquele pesadelo. Bastava manter a boca fechada. Mas eu sabia que jamais conseguiria passar o resto da vida guardando esse segredo."

Sem dúvidas, Segredos e Mentiras é um livro que consegue surpreender, mesmo quando pensamos já ter adivinhado tudo. Fiquei muito dividida sobre ter gostado ou não, mas, ao refletir mais, eu gostei da forma como ele foi escrito e das amigas de Noelle, mas da própria, não consegui gostar ao descobrir as coisas que ela fez, apesar de sentir pena dela em diversos momentos.

O livro é muito bem revisado e possui páginas amareladas e grossas, assim como uma fonte de tamanho confortável para a leitura. Porém, não gostei muito da diagramação, que parece ser feita para economizar páginas e acabou um pouco “junta” demais.

Este não é um livro com leitura muito leve, mas é bem interessante para quem gosta de tramas cheias de emaranhados e descobertas. Uma aposta certa.



Classificação

Gênero:
Literatura Internacional
Romance
Ficção
Drama



12 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não sou leitor avido do género literário em questão, e que nunca tinha ouvido falar do livro...

    No entanto, fico contente que tenhas gostado! :) E que tenha tantas descobertas e emaranhados, adoro isso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa se você não pode falar muito que acabaria dando spoiler deve ter muitos segredos mesmo, muito mistério. Eu adoro livros assim, eu já li um com uma temática bem parecida e me envolveu muito. Com certeza vou conferir esse livro, me parece de roer as unhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse mês eu escolhi A Escrava Isaura, estou curtindo. Acho bem legal essa função do Skoob, apesar de nunca ter trocado nada, tenho medinho rsrs. Quanto ao livro, eu não conhecia,mas me cocei aqui querendo saber quais esses muitos segredos de Noelle, sem dizer sobre essa perda que mencionou. Mas no geral que bom que o livro te agradou, mesmo a protagonista não tendo te agradado, menina, preciso saber o que ela fez rsrs.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, pela capa eu não leria ele, mas pela sua resenha me parece uma história bem interessante, pois gosto dessa obras onde personagens tem muitos segredos a ser revelados.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Fernada

    Às vezes acontece mesmo da gente não consegui sentir empatia nenhuma com um protagonista por causa de certas atitudes, ainda bem que as amigas conseguem ter carisma pra segurar a leitura e que a história em si também é boa. No momento, apesar da boa critica, não seria um livro que leria, mas adorei saber que está bem escrito.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho interesse em ler justamente por conta desta Trama emaranhada cheia de segredos. Por enquanto é uma leitura que está na lista de espera.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá Fe!
    Eu adoro a escrita da Diane, tenho esse livro na estante mas ainda não li, porém outros dela me deixam com a sensação de que sempre ficamos em grande espiral de sensações com sua narrativa.
    Uma das minhas queridinhas no quesito drama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. O livro me chamou atenção principalmente por essa forma de tratar a perda. O luto é mesmo algo muito particular e cada um lida de um jeito, e gostaria de ver isso retratado na obra. Mas acho que essa diagramação me daria agonia, então vou ver se encontro o ebook na Amazon.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu lembro desse livro na época do lançamento, mas não lembro de ter visto mais nada dele de lá pra cá. Adorei conhecer suas impressões e fiquei muito contente por saber que a obra consegue surpreender o leitor. Estou pensando em o que vou encontrar nessas páginas, pois já anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que nunca consegui ter vontade de ler, essa capa não me chama a atenção mas agora lendo um pouquinho mais, me sinto curiosa hahaha eu certamente quero saber que segredos são esses.

    ResponderExcluir
  11. Oii! Nossa, parece ser uma história bem intensa e ao mesmo tempo envolvente. Fiquei curiosa para descobrir os segredos da Noelle. Adorei a sua resenha, vou anotar a sua dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curioso para saber mais do que acontece nessa história. Ainda não li esse livro, mas lembro que ele vive em promoção nas lojas virtuais, vou aproveitar qualquer dia desses. Ah, adorei a ideia de ler obras abandonadas da estante, por aqui tenho uma infinidades :(

    ResponderExcluir