Entrevista autor Odair Jose Schirmer

                                           Por Ana Cláudia Esquiávo

Definir o nosso papel no mundo e aceitar as mudanças que vierem para nós. Esta questão que nos faz refletir é o tema da fábula No divã do doutor Nomia do escritor e psicanalista clínico Odair Schirmer.



A obra aborda o trabalho do Doutor Nomia; um experiente psicanalista que descreve os conflitos e o tratamento de alguns de seus pacientes. O autor também relata a importância de tomarmos as rédeas da nossa própria vida e fazer o que desejamos para nós mesmos:
“Até que ponto podemos seguir desenvolvendo a vontade e desejos dos outros? Podemos seguir caminhos diferentes? Será que estamos preparados para isso?” – explica o psicanalista e escritor.
Em entrevista para o Literaleitura, o autor, que também ministra palestras e trabalha como voluntário humanitário, fala sobre a sua primeira experiência e desafios na literatura.

Literaleitura: Quando e por que você decidiu se tornar escritor?

Odair Schirmer: Foi em 2017 Após adotar 2 gatos de uma ONG, comecei a observar o comportamento deles e a imaginar como seria estar no lugar deles, como eles percebem e o que imaginam dos humanos. Surgiu a ideia de escrever isso, porem ao começar, mudei totalmente a abordagem da ideia e voltei para o comportamento humano, usando os gatos como parte de uma fábula que podem ser usada pelos humanos para reflexão da sua existência.

Literaleitura: Quais dificuldades você enfrentou para entrar no mercado editorial?

Odair Schirmer : Eu tive ajuda da minha esposa que conhecia de editoração de livros, fiz um financiamento coletivo pelo Catarse para fazer um tipo de pré venda dos livros, o  que me ajudou a custear o valor de investimento para impressão dos livros.

Literaleitura: Quais escritores mais o influenciaram ?

Odair Schirmer: Spencer Johnson (quem mexeu no meu queijo) e Robert Fischer (O cavalheiro preso na armadura)

Literaleitura: Quais são os desafios de se destacar em um mercado onde há tanta valorização da literatura estrangeira?

Odair Schirmer: Acredito que os autores brasileiros são muito pouco valorizado e divulgado no mercado nacional, o que faz a necessidade de estar o tempo todo tentando fazer divulgação própria. Devagar iremos ser reconhecidos.

Literaleitura: Como é o seu processo de escrita? Você faz roteiros das histórias, dossiês de personagens?

Odair Schirmer: Fiz um roteiro básico, simples, baseado na historia do herói.

Literaleitura: Quais autores mais lhe inspiram?

Odair Schirmer: Doutor Nomia e Nico Ruga, devido a historia pessoais deles.

Literaleitura: Quais são seus projetos para o futuro?


Odair Schirmer: Dar palestras sobre o tema com intuito de divulgar o livro, e Lançar o livro Vá e Siga Adiante, um romance voltado para o publico adolescente no qual irá contar a historia de Gabriel que estava se sentindo não aceito entre os amigos e dentro da própria família, e seu sonho é ir viajar enquanto que sua família deseja que ele continue os estudos e vá trabalhar na empresa junto com o pai. Nesse livro o leitor terá a oportunidade de tomar as decisões pelo personagem Gabriel, será um livro de múltiplos caminhos e finais.

O projeto Catarse poderá ser acessado pelo site: https://www.catarse.me/no_diva_do_doutor_nomia

Ana Cláudia Esquiávo é jornalista e escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário