Resenha: Inverso

- Espelho (livro 1)
Autora: Karen Alvares
Editora: Draco
Ano: 2015
Páginas: 136

*Obra cedida no formato de e-book, para resenha, referente a parceria de 2016.

Sinopse
    E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?

    Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
    Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
    Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.

    Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho. [SKOOB]

    Nesta misteriosa trama conhecemos a vida de Megan, uma adolescente que sofrera uma terrível perda. Há alguns anos atrás a garota acompanhara a triste luta da mãe contra o câncer e a viu definhar aos poucos até perder a batalha. Após o triste incidente tanto Megan quanto seu pai passaram por momentos difíceis e pelo bem estar da família, principalmente de Mina, a irmãzinha mais nova de Megan, seu pai decide que uma mudança de ares resolveria o vazio que a ausência da esposa deixou.

    Todo o suspense tem início em uma tarde em que Megan resolve encaixotar os pertences da mãe e encontra um diário com os dizeres 'Não leia essas páginas'. Ela fica tentada a ler os segredos contidos naquele pequeno conjunto de papéis e ao mesmo tempo intrigada com a mensagem escrita. 'Qual a gravidade e importância das revelações que estariam escritas ali?' é o que Megan se questiona, tudo parece estar fora do lugar pois sua mãe não tinha segredos, pelo menos era o que ela imaginava, mas sua maior surpresa ocorre quando a jovem olha para o grande espelho presente no quarto dos pais, o reflexo revela uma "Megan" completamente diferente.

    Os traços são os mesmos, mas os cabelos não apresentam mais aquela tonalidade arroxeada, em seu lugar encontram-se fios dourados.  Seu estilo nerd fora substituído por roupas da moda, certamente ela não é mais ela mesma.  Megan acredita estar vendo coisas e ao se aproximar do espelho é transportada para um universo paralelo onde seus atos, assim como ela, não são os mesmos.
    Nesse universo sua mãe ainda está viva, mas seu relacionamento com a filha não é dos melhores, seu pai age de forma estranha passando muito tempo no trabalho não tendo tempo para a família e a própria Megan não se reconhece. Agora ela é popular, tem amizades com as garotas mais descoladas da escola (aquelas que em sua vida real olhariam para ela apenas para caçoar de suas roupas e aparência) e o que deixa a protagonista ainda mais aflita é a distância e falta de afinidade com quem até então era seu melhor amigo desde sempre, Daniel.

    Megan fica desesperada com a situação na qual se encontra, ela precisa estar no controle de sua vida para não arruinar ainda mais seu relacionamento com a família e amigos, mas agora quem "manda" é seu outro eu...uma garota arrogante e maligna chamada Megami.
    Nesse universo invertido Megan precisará ter muita calma e jogo de cintura para confrontar Megami, pois existem muitos segredos que permeiam sua outra vida e esses não serão revelados com tanta facilidade.

    A jovem terá escolher entre viver em um mundo onde sua mãe está viva, mesmo que ambas vivam em pé de guerra, ou voltar pra sua verdadeira família marcada pela perda, mas que permanece unida.


    A obra é bem estruturada e tem uma narrativa dinâmica com diálogos interessantes e divertidos. Gostei bastante dos momentos onde Megan discutia com seu outro eu e como as duas, mesmo sendo a mesma pessoa tinham personalidades tão diferentes.
    Por mais que a perda de Megan tenha sido difícil, a garota era centrada e responsável, enquanto Megami era aquela típica patricinha, tinha tudo e que nunca estava feliz. No livro não fica bem claro, mas acredito que a irresponsabilidade de Megami, seu jeito mesquinho e frio estão relacionados com a falta de compatibilidade da menina com sua mãe, acredito que isso seja carência.

    O enredo é bem intenso, você não sabe se a experiência a qual Megan está vivendo é real ou não, pois como já mencionei nesse universo paralelo há muitos segredos, e a maioria deles geram expectativas que só serão reveladas no próximo volume, o segundo livro denominado 'Reverso', fica aqui então aquele gostinho de quero mais.

    Não posso falar muito sobre a diagramação, pois recebi o exemplar no formato digital, mas não encontrei muitos erros nessa versão. Quero muito adquirir o livro físico quando possível. 


    Recomendo a leitura para todos os fãs do gêneros, se você está procurando uma trama repleta de mistério com uma pegada mais juvenil, pode anotar a dica! 


Classificação
 

Gênero
Jovem adulto 
Suspense
Mistério
Literatura Brasileira
Fantasia
Romance

33 comentários:

  1. Onw que livro legal, vou ler!
    https://grandemetamorphose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia a obra, mas gostei do fato de que mesmo tendo um espelho, a mudança é para uma realidade paralela em que os acontecimentos só mudam de ordens e aliás são bem intrigantes. Fiquei curiosa para saber mais sobre a protagonista e quais rumos a vida dela irá tomar. Obrigada pela dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já conhecia a obra, e inclusive já li algumas resenhas bem legais sobre a mesma. Tenho muito interesse em ler o mesmo, pois essa história toda aparenta ser bem divertido. A protagonista brigando com ela mesma? Rsrs, realmente deve ser divertido. A idéia por si é bem autêntica por parte da autora. Enfim, espeor pdoer adquirir o exemplar também. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente porque não conhecia ainda. Primeiro, devo confessar que, inicialmente, o que mais chamou a minha atenção foi a capa mesmo.. apaixonante. E depois gostei de seus comentários sobre os elementos destacados. A tematica é bem curiosa e gostaria de saber mais sobre esse desenvolvimento. Espero poder ter a oportunidade de ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi...
    Que história, heim!!! Quando estava lendo sua resenha me senti dentro daqueles filmes da disney, tipo "a nova cinderela" com a Selena Gomez... hehe Um tipo de história que te faz sair do seu próprio mundinho e viajar com a personagem.
    Amei. Parabéns!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Oiii Quel, tudo bem?
    Realmente não conhecia essa obra e fiquei bastante interessada em realizar a leitura, a edição parece estar bem bonita pela Draco, super anotei a dica!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que doidera! Achei a história bastante original, deve ter sido bem interessante mesmo quando a protagonista ficou discutindo com o seu outro eu. E, é obvio que deixar um recado desses num diário só faria a pessoa ficar mais curiosa para lê-lo! haha Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Nunca tinha escutado sobre a obra mas gostei do conceito e da ideia em si. Fiquei interessada na leitura. Obrigada pela dica.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel, tudo bem?

    A história parece muito interessante, fui lendo sua resenha e me envolvendo com as personagens. Esse mundo invertido precisa ser muito bem construído para prender o leitor e parece que isto ocorre. Com toda certeza eu ficaria perdida em decidir fica em um mundo em que minha mãe exxiata ou não, mesmo com todas as dificuldades. Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Dá pra ver que apesar de parecer algo complexo "um mundo paralelo", a leitura demonstra ser bem leve. Vou anotar a dica, quem sabe leio em breve. bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que premissa hein, adorei o enredo proposto pela autora e fiquei muito interessada em conhecer a obra ainda mais pro gostar de tramas que envolvem universos paralelos. Geralmente obras assim podem acabar ficando confusas por conta da complexidade que a história apresenta mas pelo visto a autora se saiu muito bem no que propôs e desenvolveu muito bem a história e os personagens. Vou adicionar na lista pra ler em breve.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela resenha e pelo carinho! <3
    Fiquei muito feliz que curtiu a leitura!!! Vou agora mesmo divulgar nas minhas redes. Espero que curta também Reverso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Achei interessante a resenha do livro, e sempre é bom ter continuação, mas quando se tem que esperar lançar kkkk e terrível!Que bom que o livro deixou esse gostinho de quero mais rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Kel,
    Ainda não conhecia a obra, mas gostei da abordagem que o livro propõe, e apesar dos segredos e mistérios, acho que ainda dou algumas risadas com a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Sabe uma coisa que me revolta? Porque todo mundo quando vê uma coisa escrita "não leia isso", "não faça isso" ou "não abra isso" tem que fazer exatamente o contrário? Deve ser por isso que eu nunca seria a primeira a morrer e filmes de terror. Eu tenho preservação kkkk. Gostei da resenha. Beinos

    ResponderExcluir
  16. Ual, esse livro contém uma premissa super interessante e singular, adorei!
    Assim que tiver a oportunidade, quero lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    A obra me deixou intrigada por não sabermos se o que a personagem vive é real ou não.
    Adoro livros que têm essa pegada.
    Adorei a resenha e acrescentei o livro a lista.

    ResponderExcluir
  18. Olá Quel,
    Ainda não conhecia essa obra, mas achei a premissa dele bem interessante. Não me lembro de ter visto nenhuma trama parecida e fiquei intrigada para saber o que acontece ao longo dela. É legal saber que a obra é bem estruturada, pois vejo que algumas obras não o são.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. OOi!
    Esse livro parece ser ótimoooo! Peguei uns marcadorezinhos dela na Bienal e a autora estava distribuindo umas cartinhas sobre o livro. Desde então fiquei interessada! haha Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Oiee Quel ^^
    Eu não gosto muito da capa deste livro, mas a premissa dele sempre me chamou a atenção, pois eu nunca li ou vi nada parecido. Aparenta ser bem original. Eu não gosto muito de mistério e essa coisa toda de segredos, mas a premissa desse livro me fisgou...haha' fico feliz em saber que você gostou da história, espero que o segundo livro seja ainda melhor.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Já tinha visto umas resenhas desse livro e gostei bastante. Pretendo ler um dia, assim que diminuir minha lista de atrasados hahaha o que mais me chamou a atenção foi a originalidade da história.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Quel

    Já tive oportunidade de ler algumas resenhas sobre esse livro e acho o fato de haver essas duas versões da mesma personagem bem interessante. Dá um certa curiosidade para sabe o que ela escolhe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O enredo do livro me lembrou MUITO o lineup do seriado Awake. Tirando a parte em que a personagem fica "má" o resto é bem igual. Não sei se leria, mas parece uma boa história.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, e não sabia que tinha um enredo assim tão intenso.
    Achei essa história bem intrigante, e estou curiosa para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    A capa do livro me chamou bastante a atenção e a premissa também. Fiquei intrigada quanto aos segredos do universo paralelo e saber que o enrendo é intenso também me animou para realizar a leitura. Adorei poder conferir sua resenha!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá =) Que bom que o livro é bem estruturado e dinâmico. Legal a história ser intensa e com muitos segredos. Não conhecia a obra. E pela sinopse não esperava tanto. Adorei a resenha, bem detalha. E gostei de saber sobre sua opinião a respeito do livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Não conhecia a obra, mas você a descreveu tão bem que despertou o meu interesse, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Oiii!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a história bem diferente. Conheço pessoas que agem igual Megan kkkk e eu só espero que essa personagem abra os olhos enquanto não é tarde. Gostei muito da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e nem a autora. Amei a capa desde o início, mas o que realmente me chamou mais a atenção foi o enredo do livro. Estou bem curiosa para saber como Megan irá se resolver com a nova realidade em que se encontra.
    Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Ai eu amo a escrita da Karen Alvares, eu quero muito ler esse livro dela, eu li alguns livros de contos e o livro "Alameda dos Pesadelos" eu simplesmente amo. A Karen escreve super bem e seus livros sempre são instigantes, por isso quero muito ler esse. Vou tentar adquirir o físico, mas se não der, vou de ebook mesmo hahaha
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  31. Oie
    faz um tempo que ouvi falar do livro e fiquei interessada na época então gostei da resenha para poder voltar a pesquisar e quem sabe ler mais pra frente, bela dica de leitura

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro é leve e contagiante. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro leve no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Quel, achei a trama bem interessante, me lembrou um pouco Alice Através do Espelho. Imagino como deve ser difícil se adaptar a outra realidade totalmente oposta à que se está acostumada. Abraços

    ResponderExcluir