Resenha: E do Príncipe Encantado só o Cavalo


Autora: Lorena Marques
Editora: Young
Ano: 2016
Páginas: 68

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

Sinopse

    Quem nunca sonhou em viver uma história encantada que atire a primeira flor. Tatiana no auge dos seus vinte três anos buscou seu príncipe encantado em todos os lugares que entrou. Os possíveis príncipes que encontrou no decorrer do caminho se transformaram em sapos, fazendo-a acreditar que do príncipe encantado só o cavalo. [SKOOB]

    Nessa obra vamos conhecer Tatiana e sua série de desventuras amorosas. Tati é uma jovem adulta de 23 anos que já se metera eu uma série de ciladas devido a eterna busca pelo seu tão sonhado príncipe encantado. Ele cresceu ouvindo histórias de amor, princesas e seus cavalheiro de armadura reluzente, aquelas típicas histórias de conto de fadas, com direito a amor a primeira vista e uma paixão arrebatadora. Só que o que esqueceram de contar para ela foi que tudo não passavam de histórias ilusória e que na vida real tudo acontece de forma bem diferente.

    Tati sai a procura do seu príncipe encantado por todos os lados, desde festas com os amigos até na fila da padaria, ela busca desesperadamente por seu par. Marca encontros com desconhecidos pela internet, paquera músicos em shows, mas nada dá resultado, parece que seu príncipe ainda está transformado em sapo e o seu "Felizes para sempre" muito longe de virar realidade.


    Em 'E do Príncipe Encantado só o Cavalo' encontramos pequenos relatos dessas desventuras de Tati, divididos em foma de contos, a leitura é bem rápida e descontraída. Levei pouco mais de uma hora para finalizar a obra. 
    Tati é uma jovem sonhadora e mesmo com a idade, tem a cabecinha de uma adolescente imatura e insegura, pois acredita que precisa de um homem para ser uma pessoa mais feliz consigo mesma.
    Eu entendo que todo mundo quer encontrar o amor de sua vida e ser feliz dividindo sonhos e conquistas com outra pessoa, mas fazer de sua vida uma incansável busca e esquecer de si mesmo, isso já é loucura. E é justamente isso que acontece com Tati, a obra é apresentada de tal forma que faz com que o leitor pense que a vida da protagonista se resumia na busca por um namorado. Todo seu universo girava em torno disso...para qualquer lado que a mesma fosse, quando se deparava com algum homem bonito ela já pensava na possibilidade de algo mais.
    Tendo em vista tudo que o livro aborda, principalmente as situações pelas quais Tati se encontrava, me fizeram pensar que a garota era muito carente e que não era feliz levando a vida que tinha. Ela precisava de alguém para preencher o vazio que sentia consigo mesma, triste isso né?



    Mesmo que a personagem principal pareça um tanto infantil, o livro traz uma mensagem bacana no final, uma leitura dinâmica e até que divertida. A obra é voltada principalmente para um público mais jovem (acredito que dependendo da idade muitas garotas podem identificar-se com o estereotipo de Tati, sonhadora e até certo ponto iludida), e certamente irá fazer com que muitos leitores morram de tanto rir com as atitudes e foras da protagonista.




    A diagramação da editora está incrível como sempre, aqui encontramos diversas ilustrações relacionadas ao que o enredo apresenta e fontes de tamanho adequado para que a leitura seja agradável do início ao fim.

    Se você busca algo leve, despretensioso e divertido certamente vai gostar da leitura...


Classificação

Gênero
Crônicas
Ficção
Literatura Nacional


38 comentários:

  1. Ola
    Eu nao conhecia esse titulo ainda, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Fiquei curiosa sobre os relatos das desventuras da protagonista e de como há o desenvolvimento sobre isso. Não tenho dúvida de que deve ser uma leitura bem envolvente e ao mesmo tempo despretensiosa também. Dica anotada por aqui!
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já li diversas resenha sobre essa obra e não vi nenhum com nota cinco ou que não fale o quanto a protagonista é infantil rsrs. Não tenho muita vontade em ler esse livro, mas devo resgatar que eu acho essa capa muito linda e a diagrama cão deve ser bem legal. Enfim, passarei a sua dica do dia. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não li a obra, mas já faz um tempo que quero e suas considerações fizeram aumentar essa vontade. Adorei saber um pouco mais sobre a Tati e estou curiosa para conferir essas aventuras pelas quais ela passa e o quão sonhadora ela é.
    Acredito que será para mim uma leitura bem leve e creio que divertida também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Quel, não se se diria uma atitude infantil, mas bem louca com certeza. Em quantos perigos ela não se colocou marcando encontros com desconhecidos! Louca de pedra!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia a obra, mas achei bem legal a premissa, parece ser um livro bem descontraído e com uma leitura leve e fluida, o que acaba sendo muito bom para ler em um domingo a tarde. Confesso que tenho evitado histórias com personagens juvenis, mas essa em si, conseguiu despertar meu interesse.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Nossa que esse livro é tão curtinho que mais me parece um conto do que um livro. Gostaria de ler ele porque eu gosto muito de livros com temática de princesas, príncipes e essa pegada leve e moderninha. Amei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Quel, tudo bem?

    Ao que tudo indica o livro é bem infantil, então vou indicar ele para uma amiga que adora títulos assim, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Quel, tudo bem?
    Eu acredito que as leituras desse tipo são ótimas para entretenimento se não levar em consideração o quão carente é a protagonista e a forma como as personagens acreditam que serão felizes somente se encontrarem o príncipe encantado. O que me deixa desconfortável é a idade da personagem, o que me faz esperar um pouco mais de suas atitudes. Enfim, deve ser uma ótima leitura para o público para o qual se destina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho que já passei um pouquinho da idade do público-alvo desse livro, ainda assim, achei interessante a ideia de falar sobre a busca por relacionamentos da personagem na forma de contos, de pequenos episódios.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu não tenho mais tanta paciência para ler livros juvenis, eu acho sempre os personagens mais chatinhos e a linguagem infantilizada, então é uma leitura que eu passo, mas quem sabe se eu tiver a oportunidade né?

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Quel, tudo bem??
    Bom não curti a premissa do livro não... eu até gosto de infanto juvenil, porém este não me chamou a leitura... mas pelo teor do enredo, parece que a minha filha iria adorar... fora a capa que é super bonita e estilosa... sua resenha ficou bem legal... parabéns... Xero!!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e torci o nariz já na premissa. Por mais que a ideia do autor seja apresentar a Tati de forma cômica, metê-la em confusões para que outras garotas entendam que correr atrás de um príncipe não dá certo, ele pode estar incentivando sem nem pensar.
    Estou bem cansada de personagens infantis, então dessa vez vou passar.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A história parece mesmo ser legal, mas não tenho paciencia de ler livros muito infantis, ou melhor eu raramente leio um livro que o personagem tenh menos de 17 anos. Acho muito atrasado a leitura. Não gosto. É um bom livro para quem está entrando na leitura sempre são bons!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Tomara que o livro justamente faça as meninas acordarem ev iverem em vez de ficarem tão preocupadas com isso. Gostei do post.bjos

    ResponderExcluir
  15. oi Quel,
    Já li algumas resenhas desse livro e não tenho vontade de ler, pois não gosto de personagens infantis, mesmo que, ao final, o livro tenha uma mensagem bonita, também não acho a premissa do livro muito interessante, infelizmente.
    Gostei da forma como você apresentou a trama, mas terei que deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e pelo que pude percebe o livro parece ser bem engraçado e isso me deixou um pouco curiosa, gosto de livros assim, especialmente quando acabo de sair de uma leitura mais pesada e preciso de algo mais leve. É uma pena a leitura não ter sido tão boa com você, ainda assim, vu anotar a dica aqui haha

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?? Gostei da resenha. Parece ser uma leitura divertida, leve e bem despretensiosa. Não sei se faria no momento, mas vou indicar para minhas primas mas novas... acho que pode ser mais interessante para elas :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Ultimamente eu tenho procurado muito leituras leves, divertidas e despretensiosas. Mas acho que a protagonista me incomodaria demais nesse livro.
    Sei lá,a busca incansável por um macho. O livro e a vida da personagem girando em torno disso?
    Acho que é uma leitura que eu não faria, pelo menos no momento.

    ResponderExcluir
  19. Oieee
    Eu gosto desse tipo de leitura mais leve quando leio um livro mais pesado e só por saber que é divertido mesmo a personagem principal não sendo lá tão bacana,me faz querer dar uma oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, sua resenha deixou bem claro tudo sobre o livro. Mas não gostaria muito da leitura, já que vi que é algo mais infanto-juvenil e mesmo que traga mensagens bacanas não me chama atenção.

    ResponderExcluir
  21. Olá Qual,
    Primeiro, amei o título desse livro, ri aqui 😂
    A Tati não tem um perfil que me agrada, sou muito mais realista e por esse motivo teria dificuldade em me aproximar da personagem, mas indicarei para algumas amiga que amam esse tipo de leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Então, achei a resenha muito sincera, gostei bastante. Mas a temática é bem superficial, gosto de histórias profundas e sensíveis :/
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  23. Olá, este livro lembra muito as comedias romanticas dos filmes, mas acredito que pelo enredo que você colocou seja um livro de facil leitura e bom para quem esta iniciando o habito de ler. Super beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Quel

    É a segunda resenha que leio desse livro e eu realmente tenho a impressão que a menina vive pra correr atrás de macho. Eu sou uma pessoa que detesta gente assim, então eu dispenso a leitura porque eu não teria paciência! Hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, Quel ^^
    Infelizmente, eu não sou o público-alvo dessa obra e nem gostaria de ser até porque não gosto de personagens estereotipados. A autora teve um tema muito bom para ser abordado mas a forma como se deu, me baseando nas suas impressões, só veio para ser mais uma obra não marcante no estilo cômico. Eu sinto empatia pela personagens nesse quesito de achar que só vai ser feliz a partir do momento que achar o seu príncipe encantado mas esse pensamento eu tive na adolescência e a personagem da obra tem 23 ANOS!!! É idade mais do que suficiente pra saber que nossos príncipes quando chegam são carregados nos defeitos mas que nós decidimos se aguentamos conviver com esses detalhes imperfeitos ou não.
    Gostei de saber que a editora arrasou no trabalho gráfico, isso é um cuidado que toda editora pequena deveria ter.
    Parabéns pela resenha sincera, Quel. Continue assim. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá! Achei muito interessante sua resenha, bem sincera. O livro parece ser legal, apesar de ser infanto-juvenil, eu curto esse tipo de leitura. Já fiquei curiosa para tirar minhas próprias conclusões...

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Pela idade dá personagem ela me pareceu bem infantil mesmo mas mesmo assim fiquei com curiosidade de ler esse livro pelo simples fato de você mencionar que é uma leitura rápida e leve.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Oii!!
    Não conhecia esse livro. Achei um livro bem tranquilo para ler em um final de tarde. Gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Quel,
    O livro parece ser bem divertido para uma leitura despretensiosa mesmo, mas concordo com você que essa busca incessante por um amor é exagerada, espero que a personagem tenha entendido isso. :)

    ResponderExcluir
  30. Olá!!!
    Não conhecia esse livro e achei até bem engraçadinho,me passou a impressão de ser aquele tipo de livro pra ser lido depois de uma ressaca literária,fiquei bem curiosa pra saber sobre as trapalhadas da Tati!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sombra-do-passado-sylvain.html#comment-form

    ResponderExcluir
  31. Oi Quel, sua linda, tudo bem?
    Eu sou sonhadora, adoro contos de fadas, mesmo assim não consegui me identificar com ela. O amor acontece com a pessoa certa, ela agindo assim, passa a impressão de que está apenas desesperada para namorar. O que é muito triste. Mas que bom que gostou da leitura e que é uma boa dica para se divertir com um enredo mais leve.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?

    Não tinha visto ele livro antes. Parece bem legal. Uma coisa que percebi com a vida é que algumas coisas lá dá adolescência nunca vão embora, e a necessidade que algumas pessoas tem de estar com alguém é uma dessas coisas. Adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Achei o título bem curioso e o formato que o livro foi montado (em pequenos contos) me pareceu tornar a leitura mais interessante e rápida de se fazer.
    Por curtir essa coisa de contos de fadas, é um livro que eu com certeza daria uma chance, mas não entraria na minha lista de prioridades, sabe?
    Me pareceu ser um daqueles livros ideias para ler depois de uma leitura mais densa, e com isso, relaxar...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu não gostei muito da premissa do livro, não senti vontade de lÊ-lo. Pelo que vi, não fluiria. Dessa vez deixo a dica passar.

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bem? Lendo tua resenha acho que concordo com vc no sentido de uma leitura leve e divertida, sem muitas expectativas ou pretensões. Embora não seja o meu gênero preferido e eu ache que me irritaria um pouco com a carência da protagonista, talvez eu lesse sim. Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog. Gostei da resenha, não do livro.
    Beijos
    Ro

    ResponderExcluir
  37. sabe qndo vc tem a impressão de que já leu algo assim? foi assim que me senti qndo li a sinopse e a resenha, tenho a impressão que já li algum livro assim, mas n me lembro qual... não sei se leria
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  38. Alguns livros com essa pegada Young tem uma linguagem legal, mas eu não me senti atentada para ler essa obra. Sua resenha é convidativa, mas eu sou muito seletiva enquanto livros mais juvenis.
    Beijos

    ResponderExcluir