Últimas Resenhas

Resenha: 1+1 - A Matemática do Amor


Autores: Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
Páginas: 256

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016. 

Sinopse
    Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos? [SKOOB]

    Esse livro é um belo exemplo do quanto uma amizade pode ser maravilhosa, como um bom amigo faz diferença em nossa vida e revelar tudo o que pode vir a nascer de uma amizade verdadeira.

    Lucas e Bernardo são assim, dois amigos inseparáveis desde sempre. Para muitos observadores essa amizade nasceu fadada ao fracasso, pois os garotos de 16 anos mostravam-se totalmente incompatíveis, tanto nos gostos quanto em pensamento. Enquanto Bernardo era o descolado, arrasador de corações, aquele garoto popular que na escola todos queriam fazer amizade, Lucas era introvertido, adorava poesia e vivia recluso no quesito amizade, seu único amigo, por incrível que pareça era Bernardo. 
    Essa amizade nasceu desde antes dos protagonistas, seus pais já compartilhavam experiências e devido a essa proximidade o relacionamento fraterno entre os dois garotos era praticamente impossível não ocorrer.

    Ambos levavam uma vida tranquila, vizinhos, eles faziam praticamente tudo juntos, até que Bernardo revela ao amigo sua mudança repentina para Portugal, devido a uma proposta que surgiu no emprego do pai. A notícia deixa Lucas completamente transtornado e apreensivo, morrendo de medo de perder seu melhor e único verdadeiro amigo. Tendo em vista a gravidade da situação, uma vez que Bernardo se mudaria em poucas semanas, Lucas resolve planejar suas últimas férias juntos, e essas deveriam ser as melhores de suas vidas.

    A obra é marcada por momentos de descontração e alegria entre os amigos, como idas ao clube, passeios de bicicleta, pernoites nas casas um do outro e até uma viagem à capital na casa de uma tia de Lucas. Mas como nem tudo são flores, nossos protagonistas começam a sentir na pele a dor e consequência que a distância pode causar nesta amizade tão solida. E é neste turbilhão de sentimentos que os garotos descobrem que outro sentimento vem surgindo, na verdade esse sentimento sempre esteve ali, mas somente veio a aflorar diante de uma situação tão tensa. Eles se amam verdadeiramente, mas não sabem como lidar com tal sentimento, ainda mais quando se tem apenas dezesseis anos, e o mundo não está pronto para compreender esse tipo de envolvimento entre dois amigos.

"É como se você fosse minha bússola. Quando estou com você... Parece que finalmente tenho uma direção."


    Embora essa seja uma temática, que mesmo recorrente na literatura atual, ainda gera polêmica entre algumas pessoas mais conservadoras, o livro retrata muito bem a questão. Um romance leve, nada muito explicito, relata justamente a fase mais conturbada da adolescência, o momento das descobertas. Quando o jovem começa a se auto conhecer, descobrir suas vontades e se questionar sobre o certo e o errado, "Eu devo seguir meu coração ou o que a sociedade espera de mim?"
    E é nesse ponto que os autores acertam na escolha e abordagem dessa temática tão sensível. Tudo é relatado de uma forma tão leve e simples que é impossível não se apaixonar pelo relacionamento de Lucas e Bernardo. Temas como homofobia na sociedade, aceitação familiar e até mesmo a aceitação pessoal são apresentados ao leitor de um modo fantástico e com uma visão totalmente inovadora, sem apelação...mostrando que o amor é mesmo um sentimento supremo, que nasce de onde menos se espera e enfrenta qualquer obstáculo. 




    O livro possui uma diagramação linda, que torna a leitura super prazerosa e fluente. É narrado pelos dois protagonistas, em capítulos alternados, o que faz com que o leitor tenha total clareza em compreender o que se passa na cabeça tanto de Lucas quanto de Bernardo.

    Com esse livro aprendi que o resultado de 1 + 1 nem sempre é 2, e para uma mente voltada para exatas igual a minha (assim como a de Bernardo) isso embora seja totalmente ilógico, dependendo do posto de vista é mais que possível... com esses garotos aprendi que 1 + 1 pode ir mais além e nesse momento, somos 3, pois estou nessa com vocês, completamente apaixonada e torcendo muito por esse lindo relacionamento 💕

Classificação
 

Gênero
Jovem adulto
Literatura Brasileira
GLSB

24 comentários:

  1. Olá, Quel.
    Estava precisando ler uma resenha desse livro para decidir se iria solicitar ele ou não para a editora. Quando ocorreu o lançamento eu fiquei meio apreensiva em solicitar por medo de não gostar.
    Agora vejo que foi bobagem minha, o livro parece ser maravilhoso e assim que eu terminar de ler os livros do Rodrigo e da Sterling irei solicita-lo para realização da leitura.
    Adorei sua resenha e os pontos citados. Obrigada pela dica!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Pelo que pude perceber, a leitura tem tudo para ser muito boa e me interessei bastante pelas características e pelos personagens também, assim como a temática é desenvolvida. Gostei muito dessa capa!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua resenha.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Quel. Vejo que você gostou bastante da leitura, mas sinceramente, esse não faz meu gênero de livro favorito, apesar de estar bastante em voga atualmente, como você mesma disse. Passarei a dica dessa vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia esse livro e fiquei maravilhada com suas considerações.
    Vou colocar na minha lista de leituras.
    Obrigada pela dica.
    Adorei seu blog!
    Bjs.

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gente do céu, o que eu faço da vida que ainda não consegui comprar esse livro? Só li ótimas resenhas sobre a obra. Livroa que fale sobre a amizade sempre são muito bons para ler. Essa capa é muito linda e a história de ser mais fantástica ainda. Espero poder comprar ele em breve. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Eu conheço o Vinícius e fiquei feliz por ver que ele conseguiu grande destaque na literatura nesse ano. Nunca li nada dele, pois não faz o meu gênero, porém ao ler sua resenha percebi que é otimo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Quel, que bom que o autor soube trazer essa tema de forma sutil e singela. Gostei da premissa e pela sua resenha, a história tem um bom desenvolvimento. Fiquei curiosa com o desfecho e espero ter a oportunidade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Quel eu conheço o livro, mas não li ainda. Realmente a temática homossexual tem se tornado mais frequente na literatura. Duas coisas que gosto em uma narrativa e que tem no livro, a narrativa feita por ambos os personagens e o amor que tem origem na amizade. Quero ler também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha ouvido falar sobre a obra mas nunca tive curiosidade de ir a fundo e descobrir o que ela falava, que pena! Parece ser uma obra tão desafiante e sensível ao mesmo tempo que parece que estou apaixonada. Adorei a sua dica!
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que bacana a temática do livro! Fala de amizade, companheirismo e também de amor entre duas pessoas e daí são duas pessoas do mesmo sexo! Mas e claro que eles devem ter sofrido muito antes de qualquer decisão. Gostaria de ler pra saber como termina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee Quel ^^
    EU AMEI ESSE LIVRO! OMG! Achei o Lucas e o Bernardo tão apaixonantes ♥ estava louca para ver os dois se beijando logo...haha' Fiquei com o coração na boca várias vezes, e quase comecei a chorar que nem louca numa certa cena (imagino que você saiba qual é, né?), mas ri doidamente quando cheguei no final ♥ coisa de louco, vai saber...
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro é muito fofa, legal saber sobre as incertezas dos garotos. A adolescência é uma fase mesmo conturbada em relação as dúvidas que todos sentimos. A escrita do autor parece fluir muito bem e, embora não ache que leria agora, anotei a dica.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Estou tão acostumada com livros de romance que pensei que esse também era. Aí me vejo com essa surpresa linda que é um livro com um tema tão bonito quanto a amizade.

    Amei sua resenha e estou com muita vontade de ler e perceber que sim, na matemática um mais um pode ter um resultado diferente de dois. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, parece ser um ótimo livro!! Gostei do tema, não é um dos meus preferidos mas me chamou atenção!

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem? Não conhecia este livro. Bem como você aborda um tema bem conversado atualmente, sua maneira de escolher as palavras foi bem legal. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
  17. Eu achei o livro muito amorzinho. É muito bom ver esse assunto sendo tratado na literatura nacional, né? E a escrita dos autores é muito leve e gostosinha. Gostei dos personagens, e algumas situações me deixaram com o coração na mão, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Quel,
    Acho muito importante termos livros com essa temática, pois é um tema que precisa ser discutido, não é? Apesar de, infelizmente, existir preconceito.
    Gostei de conhecer suas impressões e achei muito legal saber que, mesmo você sendo de exatas, aceitou que 1+1 nem sempre é 2. Como sou de humanas, não teria problemas nesse sentido.
    Fiquei curiosa para conhecer a trama e vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Puxa que livro fofinho e deve ser super gostoso de ler. Estou procurando romances leves para ler pra sair um pouco da zona pesada de temáticas que costumo ler e achei ótimo pois nada melhor do que o amor surgir de uma amizade. Eu e meu noivo éramos amigos também antes de ficarmos juntos.
    Dica super anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Que enredo sensível e amoroso, gostei de tudo que envolve os personagens e a escrita dos autores me deixou instigado por essa leitura. Ver o amor surgir de uma forma tão singular me deixa super curioso para ver como acontece.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida, como está?
    Não conhecia o livro e de cara já achei maravilhoso! Amizades como essas são poucas na realidade. É tão adoravelmente estranho e assustador como o amor pode nascer da mais pura amizade e assim mantê-la! Com certeza será uma leitura que farei futuramente!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. oie, parece um ótimo livro. eu ainda não o conhecia mas fiquei com muita vontade de ler, principalmente por trazer esse tema da homofobia que tem sido tão discutido mas também que ainda gera tantos preconceitos. gostei de saber sobre essa narração em pontos de vistas alternados, certamente isso ajuda muito o leitor a se ambientar na mente dos dois personagens. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  23. Ola, tudo bem? Ja vi várias resenhas deste livro e até coloquei ele na minha lista de leitura. Espero q conseguir realiza-la em breve. Beijos, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Eu não dispenso nenhuma leitura, na verdade eu procuro sempre ler diversos temas, principalmente lgbt que tem histórias lindas de superação, esse livro parece bem legal. Preciso ler. Bjkas

    ResponderExcluir