Últimas Resenhas

Resenha: Bastidores

Organizadora: Rô Mierling
Editora: Illuminare
Ano: 2016
Páginas: 83

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2017.

    Livros, livros e mais livros. Livros de cortesia, brindes literários, contato direto com autores famosos, eventos e muita coisa legal dentro da literatura. Sim isso faz parte do dia-a-dia de um blogueiro literário.
Mas tem também as críticas, os problemas, o tempo dedicado, parcerias problemáticas e muitos entraves que fazem de um blog literário um desafio constante na divulgação da literatura.
Como será que esses blogueiros conseguem coordenar tempo, vida e livros?
Qual terá sido o melhor dia ou o pior momento de suas carreiras como blogueiros literários? Será tudo sempre flores ou também tem pedras?
Venha descobrir o que se passa nos bastidores de um blog literário e conheça histórias engraçadas, dramáticas, alegres e surpreendentes.
Dez blogueiros, dez histórias e muita coisa revelada sob os bastidores da literatura nacional. [SKOOB]


Sabe quando você abre um manual de instruções na intenção de seguir à risca cada passo indicado para chegar ao final com êxito total em seu engenho? Pois é, foi essa a sensação que eu tive ao me deparar com o exemplar de Bastidores: Um dia na vida de um blog literário, isso sem contar o prazer de se deparar com alguns nomes já conhecidos na capa e suas respectivas fotos na contracapa.

A obra consiste num apanhado de relatos de dez blogueiros literários, que a cada página compartilham conosco um pouco da sua vivência no meio literário. Em geral, a leitura fluiu facilmente a cada página, graças a clareza e objetividade dos textos, embora não faltassem os detalhes necessários ao entendimento dos mesmos.

Para agregar ainda mais informações ao leitor, os temas dos relatos são diversificados, como podem ver abaixo:

Beatriz Andrade narra os detalhes do processo da preparação de uma resenha, que procede até mesmo o início da leitura; Giuliana Sperandio conta sobre seu ingresso no “mundo” dos blogueiros literários; Juliana Rovere relata sua primeira experiência na bienal com suas editoras parceiras; Lorena Caribé, além de falar um pouco sobre a preparação das resenhas para seu blog e canal, conta um pouco sobre o processo de divulgação; Mione Le Fay relembra as adversidades enfrentadas desde as vésperas de um importante evento; Nuccia De Cicco narra sua experiência como mestre de cerimônias; Patrícia Brito relembra as adversidades enfrentadas em um dos quadros criados em seu blog; Ricardo Biazotto compartilha com o leitor sua história de amor que começou em meio ao seu trabalho literário; Vanessa Vieira desabafa ao falar dos momentos de desânimo enfrentados desde que começou a blogar; Viviane Xanthakos conta sobre o vínculo gerado com uma autora graças a resenha de um livro que amou ler.

Bastidores foi uma das leituras mais agradáveis que fiz nos últimos meses, em partes por me identificar com a maioria dos seus relatos, e em partes por já conhecer e acompanhar com muito carinho o trabalho de alguns desses blogueiros.

Entre os relatos que mais chamaram a minha atenção estão os que foram feitos pelas blogueiras Mione Le Fay e Nuccia De Cicco, isso porque o tema de seus relatos em muito me interessaram, já que a organização de eventos literários é uma realidade com a qual estou aprendendo a lidar. Através de seus textos, me foi possível sentir um pouco da responsabilidade que cabe ao organizador, das adversidades enfrentadas, do empenho necessário para a concretização do mesmo e ainda os resultados possíveis de serem alcançados. 

A leitura de Bastidores é recomendável especialmente a outros blogueiros, tanto porque irão se identificar com grande parte dos relatos, quanto porque certamente encontrarão o incentivo que muitos precisam para seguir em frente com seu trabalho. Recomendo que leiam também os escritores, principalmente aqueles que ainda não veem os blogueiros como possíveis parceiros e aliados, de forma que conheçam um pouco sobre os bastidores daqueles que muito fazem por nossa literatura, mas que nem sempre possuem o reconhecimento que merecem. 

Classificação


Gênero
Biografia
Autobiografia
Memórias




Por Juliete Vasconcelos,
autora da trilogia O Ceifador de Anjos.

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!!
    Que linda resenha!!!
    Sempre que quiser alguma dica sobre organização de eventos ou afins, pode contar comigo! "Apoio, gente!" <3
    Obrigada por tudo sempre!

    ResponderExcluir