Últimas Resenhas

Resenha: Grana Torpe



Autor: Felipe Frasi
Ano: 2017
Páginas: 114
Editora: Ler Editorial

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2017.
    Uma obra que explora a realidade de forma nua e crua. 

     O tema central abre caminho para um retrato das interações sociais em uma sociedade cada vez mais individualista e consumista. 

    Os 15 contos apresentados abordam questões polêmicas, sem pretensão de que sejam respondidas, apenas refletidas e discutidas. [SKOOB]

    'Grana Torpe' aborda uma temática bem realista e atual, a importância do poder e dinheiro perante a sociedade moderna, o que o ser humano e capaz de fazer movido pela ganancia e ambição? 

    Nessa seleção de contos é possível notar o quão sensível é ética ao entrar em conflito com a necessidade descomedida por dinheiro. A cada conto "invadimos" a vida dos personagens, seus conflitos, desejos e esperanças. Por mais diferentes que possam ser suas realidades, todos eles estão ligados por um mesmo propósito, sendo que para a maioria a busca desregrada pelo sucesso acaba trazendo mais desgraça e tristeza do que o poder que tanto almejam.  


    A lista de ações inescrupulosas na busca por dinheiro é grande, mas nada tão surpreendente a ponto de nunca termos ouvido falar de algo parecido, histórias tão comuns na sociedade atual que chega a ser banal e triste. No enredo encontramos facilmente casos de exploração sexual de crianças pelos próprios pais, assassinatos, manipulação, traição, prostituição, sequestro, alienação trabalhista, dentre outros.

    Em uma sociedade capitalista, o consumo exagerado faz com que as pessoas busquem o sucesso a qualquer custo, como forma de conseguir dinheiro para sanar suas necessidades fúteis, a ponto de prejudicar até mesmo amigos e familiares que atravessem seu caminho e atrasem suas expectativas. 

    "Há duas tragédias na vida: uma, a de não satisfazermos os nossos desejos; a outra, a de os satisfazermos." - Oscar Wilde

    O livro é rico em detalhes, o autor se empenhou bastante na ambientação do enredo e na criação dos personagens, vivenciando situações típicas que enfatizam a mensagem central onde o dinheiro tornou-se o mandante as ações humanas e tomou o controle da vida das pessoas. 
    Além da temática ser atual e interessante, fazendo como que o leitor reflita sobre sua forma de agir e pensar, o modo como os contos se complementam faz com que a obra tenha um desfecho surpreendente. 
    
    'Grana Torpe' traz situações atuais, que infelizmente vivenciamos em nosso dia a dia, onde o consumismo tornou-se mais forte que a ética e as boas intenções. Nesse cenário, podemos fazer um pequeno paralelo com o que nosso país vem passando nesses últimos anos, sofrendo diretamente as consequências da corrupção movida pela ganancia e falta de escrúpulos de pessoas que se julgam estar acima das outras e buscam poder capital prejudicando o próximo.

    Embora esse não seja um livro de autoajuda, e nem se propõe a tal efeito, ele levanta uma série de questões para reflexão dos leitores. Histórias envolventes e de fácil comparação com o que presenciamos em nosso cotidiano, que podem causar desprezo e desconforto, mas que nos fazer pensar em como o ser humano é facilmente manipulável.


    A editora acertou mais uma vez, pois embora a temática cause certo desconforto ao apresentar a sujeira por traz do caráter humano...a obra é de rápida leitura, escrita de forma simples e direta. A narrativa do autor é fluida e de fácil compreensão, o que ajuda na dinâmica do enredo.

    A leitura me surpreendeu positivamente, pois não temos muitos títulos similares a este, e isso é que o torna tão incrível. Recomendo!


Classificação

Gênero
Contos
Ficção
Literatura Brasileira

8 comentários:

  1. Olá, adorei a postagem acredito ser um livro de muitas lições, não leio muito contos mais daria uma chance a leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    não conhecia a obra ainda mas bem interessante o que vc falou sobre, adorei por saber que é algo forte e que nos faz pensar, adoro esse tipo de leitura, irei pesquisar mais sobre

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e acredito que ele deve levantar muitos questionamentos, principalmente por causa do tema que aborda. No entanto, eu já não sou muito fã de contos e, por esses trazerem uma temática que está tão presente no nosso dia-a-dia, confesso que não fiquei curiosa para ler. Já é tão ruim ver todos os dias que estamos vivendo em uma sociedade onde o dinheiro e o poder estão acima da ética e da moral que, pelo menos nas leituras, quero evitar um pouco esses assuntos.
    Mas adorei a resenha e acredito que seja um livro muito bom mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu adoro ler coisas referentes a sociedade capitalista, ainda mais quando são críticas hehe. Por mais que eu não curta tanto assim ler contos, vou dar uma chance, porque a temática me interessou muito.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa adoro livros com estes assuntos e fiquei mais curiosa ainda em saber que é feito de contos. Não conhecia a obra, porém já está adicionada na minha lista de desejados. Gosto bastante de detalhes e vendo que o autor se empenhou nisso fico mais curiosa ainda.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. concordo, essa temática causa desconforto e adoro quando a literatura traz isso, incomoda, isso, para mim, torna o livro melhor

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem? Adoro ler suas resenhas, hoje vou deixar a dica passar, mas foi bom conhecer mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Confesso que gosto mais de contos de mistério e terror. Mas, aventurar-se por outros gêneros também é bom, temos que aprender a sair da nossa zona de conforto. Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir