Últimas Resenhas

Projeto literário ajuda na divulgação de obras nacionais

                                                     Por Ana Cláudia Esquiávo
       
         Todo autor deseja ver as suas obras divulgadas nos quatro cantos do país. Agora, os escritores publicados podem contar com um aliado que irá ecoar as suas histórias em todas as redes sociais.

          Idealizado pela escritora Juliete Vasconcelos, o projeto Eco Literário  promove sorteios entre os participantes que divulgam os livros gentilmente cedidos pelos autores participantes com a hastag #projetoecoliterario em diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Skoob).
As obras são divulgadas durante uma semana (com exceção das trilogias, cujos posts são compartilhados por quinze dias) e os sorteios acontecem sempre às terças-feiras. Os escritores parceiros também podem conceder uma entrevista para o Wattpad do Eco Literário e enviar banners de lançamentos que serão divulgados nas páginas do Facebook e Instagram do projeto.  
Em entrevista para o Literaleitura, as autoras Juliete Vasconcelos,  Heloisa Benini e Maite Sombra, que também participam do projeto falam sobre esta inciativa e os desafios  que os autores nacionais possuem para divulgar as suas histórias, que é o principal objetivo do Eco Literário.

Literaleitura - Falem rapidamente sobre as suas carreiras na literatura:

Juliete Vasconcelos - Ingressei no meio literário como blogueira, onde me dispunha a resenhar livros de autores iniciantes, fossem eles publicados ou não. Embora há muito tempo sonhasse em escrever um livro, e há pelo menos quatro anos tivesse algumas histórias prontas na cabeça, comecei a escrever há menos de dois anos, quando conheci o Wattpad. Nessa plataforma, postei um a um os capítulos da minha trilogia policial O Ceifador de Anjos, cuja experiência foi bastante satisfatória e me trouxe bons resultados. O livro um dessa trilogia encontra-se em pré-venda e será lançado pela Editora Sekhmet.

Maitê Sombra -  Sou uma escritora iniciante, comecei no Wattpad e aprendi muito com as pessoas que conheci por meio do aplicativo. Minhas obras são um meio de colocar para fora as histórias que estão em minha mente e são escritas do fundo do coração.

Heloísa  Benini - Tenho 45 anos, sou casada, mãe, escrevo desde pequena, mas nunca publiquei ou tive a intenção de virar escritora, sou micro empresária do ramo de informática, técnica de micro computadores, moro em São Paulo Capital, amo bichos e viajar.

L - Como surgiu a ideia do projeto Eco Literário? 
Juliete - Do desejo de contribuir com a literatura nacional fazendo uso do pouco tempo que disponho, sem me sentir sobrecarregada, e ainda obter o maior alcance possível ao divulgarmos nossas obras.

L - Quando você entrou no projeto eco literário?

Maitê -  Recentemente fui convidada a ser administradora do grupo literário ao qual deu início ao projeto. Juliete Vasconcelos, que é idealizadora perguntou quem gostaria de entrar para o projeto eu e Heloisa Benini entramos no ato!

Heloísa - Fui convidada a participar do projeto há uns três meses atrás, mas a ideia era outra, até que Juliette retomou o projeto com uma cara nova.

L - Por que você criou o projeto Eco Literário?

Juliete - Já faz algum tempo que tento contribuir de alguma forma com nossa literatura, anteriormente me dispunha a resenhar livros para blog, tanto físicos quanto digitais, e ainda os faço, embora com menos frequência já que meu tempo é bem escasso. Agora, não só eu posso ajudar os autores, como muitas outras pessoas, com o mesmo propósito que eu, o fazem através do projeto.

L -  O que mais lhe atraiu no projeto?

Maitê - A divulgação é algo que tenho dificuldade em fazer sozinha e quando vi que isso estava realmente acontecendo, fiquei muito feliz por estar fazendo parte deste projeto. A cada novo autor que nos apoia, mais a felicidade me abate, por está realizando algo ao qual achei que jamais faria.

Heloísa -  Ajuda na divulgação de autores nacionais a ficarem conhecidos no mercado, promover vendas ou até mesmo conhecer novos leitores, um projeto que não dá despesas para o autor, seu único gasto é doar um exemplar para um sorteado.

L - Quais são as regras do projeto?

Juliete - Para escritores que queiram ser divulgados: se comprometerem a ceder o exemplar (um) que for divulgado pelo projeto e o enviar para o ganhador em até 30 dias após o sorteio.
Para leitores que querem concorrer aos livros: cumprir uma ou mais ações de divulgação da obra no Instagram, Facebook, Twitter e Skoob. Cada ação cumprida, é convertida em um número para concorrer ao exemplar divulgado pelo participante.

L - Como divulgar autores brasileiros em um cenário onde exista a supervalorização de autores estrangeiros?

Juliete - Acredito que o maior desafio não seja a concorrência de livros nacionais X livros estrangeiros, mas sim o fato de tornarmos nossos autores mais conhecidos para que venham a ser, posteriormente, reconhecidos. Não vejo como um leitor ser consumidor de literatura estrangeira não possa ser consumidor de literatura nacional e vice-versa, até porque a qualidade de um livro, assim como a preferência por uma ou outra história não advém da nacionalidade do escritor.

Maitê - A dificuldade é que às vezes por serem autores brasileiros as pessoas nem dão uma chance, mesmo com um trabalho incrível em venda ou pré-venda. É difícil que alguém realmente dê valor, mas pelo que vejo, o projeto já alcançou objetivos que nem imaginávamos e a felicidade da equipe é cada vez maior, a nossa vontade de levar ele adiante, te garanto que vai contagiar o mundo! Porque não é só pelo trabalho em si, é pelo amor aos livros.

Heloísa - Eu vejo o projeto com um inovador, mostrar para os brasileiros que temos autores ótimos; Estender a mão aos autores que se sentem tão pequenos e desvalorizados, mostramos a eles nosso amor é empenho e que também fazemos parte deste mundo literário tão injusto.

L - Atualmente há muitos autores que estão iniciando suas carreiras literárias. Você acredita que o projeto pode ajudá-los a divulgar os seus trabalhos?

Juliete - Com certeza, pois o alcance do livro divulgado pelo projeto muitas vezes é maior do que a divulgação feita pelo próprio autor e/ou por algumas editoras, principalmente porque as ações são em várias redes sociais. Além disso, muitos autores lançados que desconhecem ou que não fazem uso da plataforma do Wattpad são levados até lá através de entrevistas, divulgando assim o seu trabalho para novos leitores. Por fim, agregado ao projeto temos uma livraria virtual, onde os autores parceiros podem divulgar e vender seus livros.

Maitê - Com certeza! É um projeto que abraça principalmente esses escritores, muitos de nós publicamos de forma independente, pois as editoras tem um critério de aceitação as vezes bem restrito. Quem não sonha em publicar aquilo que escreveu e que para si foi algo tão importante e tem seu valor! Eu acredito que o projeto pode e irá ajudar muitos escritores a chegarem neste objetivo e acredito também que vamos contagiar muita gente com nosso amor pelo mundo da leitura.

Heloísa - Acredito que sim, as redes sociais estão aí para abrir caminhos e esses autores saírem do anonimato e do desconhecido. Imagine que um dia você entre num ônibus e tem alguém lendo um livro que foi divulgado no Projeto Eco Literário, eu já me sinto satisfeita só de imaginar.  Eu como autora e a segunda a participar do projeto, posso dizer que fiz uma venda, é pouco, sim! Mas eu como escritora, fiquei mega feliz em ter tido essa graça.

L - Quais são os planos para o projeto?

Juliete - Quando idealizei o projeto, pensei nele dividido em três fases, onde estamos atualmente a pleno vapor na fase um, planejando a fase dois. Atualmente contamos com uma equipe maravilhosa, focada no crescimento do projeto e com funções distintas dentro dele. Nosso foco nessa primeira fase é captarmos mais e mais autores, e tivemos tamanho êxito que temos uma lista de livros para serem sorteados até meados de 2018. Além dos sorteios semanais, em breve haverá outros sorteios dentro do projeto com a finalidade de fazê-lo crescer cada vez mais, fazendo ECOAR nossa literatura em todos os cantos do nosso país.
Quanto a fase dois e três, por ora não posso falar muito, só digo que todos os autores envolvidos no projeto irão se beneficiar.

Maitê - Não é algo que eu possa divulgar, mas garanto que haverá grandes surpresas!

Heloísa - Formar uma bela equipe no futuro e quem sabe transformar o projeto em editora. Ou numa livraria independente.


Maiores informações sobre o projeto na página do facebook:


Ana Cláudia Esquiávo é jornalista e escritora

4 comentários:

  1. Muito orgulho dessa equipe!!! Amei a entrevista, muito obrigada, Ana! Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse projeto!!!Dando oportunidadea de autores e escritores de ampliar a divulgação de suas obras e para nós meros leitores de fazer parte desse mundo de magia e encantos!!!

    ResponderExcluir
  3. amei... uma ideia tão boa, só pode ter mt sucesso....
    parabéns meninas,,, tmj...

    ResponderExcluir