Últimas Resenhas

Resenha: Ciclos Eternos- Corredor: Sombras e Alucinações



 Autora: Caroline Factum
Editora: Independente/Wattpad
Ano: 2017
Páginas: 305
Sinopse:
“O Corredor é uma metáfora, temos muitas pessoas atualmente vivendo no Corredor. Pessoas com doenças crônicas que perderam a esperança, pessoas infelizes no casamento que não se acham dignas de algo melhor ou cansadas demais para recomeçar. Concluo o Corredor com uma frase de minha autoria: ‘Não é porque deixou de apanhar que se têm forças para ficar em pé’.” — Caroline Factum.


Olá Corujinhas, como vão vocês?
Esse fim de semana eu terminei a leitura do “Corredor”. Ficou tão incrível que eu estou selecionando adjetivos para obra.
O Corredor dos três volumes de Ciclos Eternos, acredito que foi o que mais carregou complexidade emocional até o momento, porque mexe com as “Sombras e Alucinações” que confundem a alma humana.
“O que poucos sabem é que existe um lugar entre os dois mundos para aqueles que não encontram paz nem na vida nem na morte, este lugar é conhecido como ‘Corredor’.”
Para você não se perder vou dar uma recapitulada nos outros livros:
*No volume 1, Submundo, através da fantasia de um mundo fantástico vimos em sua essência abordar o tema do prejulgamento.
*No volume 2, Superfície, que se passou no nosso plano terrestre, o tema foi Superficialidade.
“Provavelmente meu tio se encantou mais com ela do que ela com ele, afinal, em um mundo prático como vivemos quem tem tempo para sonhar e acreditar na mágica se não somente as crianças?”
O terceiro volume acalma o coração daqueles que viram a Sâmia morrer na Superfície, mas nos colocam de frente para O Corredor. Morrer é muito fácil, difícil é viver a vida enfrentando todos nossos medos.
Embora o Rei, não declare abertamente seu amor nem para si mesmo, ele se vê em uma situação em que não pode perder a Sâmia. Ele faz de tudo para não deixá-la morrer, e nisso a transforma em uma imortal como ele.
“Batia levemente as mãos no braço da cadeira enquanto observava o ventre dela que subia e descia em ritmo espaçado, há dois anos ela voltara a respirar, as coisas estavam progredindo, ao menos ela se distanciava o suficiente da porta para poder sentir o ar nos pulmões.”
Infelizmente o sacrifício de Jahean estava apenas no começo. Mesmo doando parte de sua energia para ter de volta o amor de sua vida, ela não acorda, pois de certa forma ela cometeu suicídio, e todos que desistem da vida vão para o Corredor onde são assombrados por todas as suas sombras.
Disposto a trazê-la de volta, com a ajuda de um xamã, ele entra no Corredor para buscá-la, pois é a única pessoa capaz de fazê-la se encontrar. Porém a viagem pelo caminho das sombras é um calvário de sofrimento para ambos.
Até onde estamos dispostos a ir por alguém que amamos?
“Esse detalhe merece muita atenção, pois é um trauma que se repete eternamente. O erro é um ciclo eterno e será eternamente enquanto as pessoas não estiverem dispostas a abandonar o passado e viver o presente.”
A história é narrada pela Lisa, mas tem um toque de terceira pessoa. O livro é muito bem escrito, o cenário no início nos dá medo porque é para sentir medo, e depois ganha uma beleza excepcional.
“Ficou ali por muito tempo, entre um gole e outro, olhando a neblina que cobria o céu, a fumaça escura da noite que embaçava o vidro, misturava-se a fumaça de seu cigarro que formavam sombras, sombras que o atormentavam. Fechou os olhos, sua mente voltou há quase seis anos.”
Jahean consegue entrar no Corredor e sair, mas Sâmia permanece presa, porque para sair de lá, você tem que querer. Parece fácil, mas acredito que quando estamos imersos em nossa depressão, a vida não parece fazer sentido. E se fizesse sentindo, as pessoas parecem não merecer nosso amor.
Quando a gente está imerso em sombras é difícil nada até a borda da praia.
“Jahean passou a mão pelo rosto e olhou o corpo imóvel de Sâmia, ficou em silêncio alguns minutos observando aquela palidez suave que cobria o que fora um dia faces rosadas.”
Mas, mesmo assim o Rei espera um dia após o outro a Sâmia acordar. Até que finalmente um dia ela desperta, e temos uma Sâmia totalmente diferente.
Eu adorei o modo como a autora, Caroline, trabalhou com o renascer da Sâmia. Ela volta com a mente embaralhada, e sendo apenas o que é, sem as máscaras que carregou durante toda vida. Ela simplesmente faz e age conforme se sente. E nisso se revela. Porém, é apenas uma fase já que esta sobre a segunda fase do Corredor, as Alucinações.
E nisso eu fiquei pensando: quantas coisas perdemos por que somos orgulhosos? Por que não temos coragem de dizer o que sentimos? Talvez por medo de encarar todos os nossos erros e pedir perdão.
Enquanto Jahean espera Sâmia sair das influências, ele se sente torturado por todo o amor que Sâmia quer lhe dá, porém ele não pode aceitar receber, pois assim que a influência das alucinações do Corredor acabar, ela irá se esquecer de como foi bom se libertar das correntes e voltará a agir como antes: cheia de orgulho, medo e desconfiança. Tanto que temos provas disso, quando ela fica lúcida.
“A cabeça dela estava encostada na grade, lábios levemente arroxeados pelo frio, completamente imóvel. Ele se levantou e se aproximou dela a pegando no colo.
— Eu não entrei no Corredor para te ver congelar.”
O último volume é lindo maravilhoso! É apaixonante, e a tendência é ficar melhor. Eu acho que já dei Spoiler (risos). Eu estou louca para ler o volume 4: Luz e Realidade. É onde teremos a Sâmia indo finalmente em busca da luz, onde ela se lembra de como se sentiu na segunda fase da influência do corredor.
"Nos tornamos aquilo que amamos."
Acredito que será difícil para ela, lhe dá com tudo que escondeu e veio à tona na alucinação. E eu estou ansiosa por isso! Querido leitor, eu super indico a leitura da série Ciclos Eternos, cada livro é uma busca por si mesmo. Cada página é uma experiência de vida e amor diferente.
“Não feche os olhos!” – Caroline Factum, Luz e Realidade.
Quero Luz e Realidade na minha estante logo! Você pode ler esse livro no Wattpad. Aproveite enquanto esta disponivel . Beijão Corujinhas, borá desbravar o Literaleitura.

Classificação
Gênero
Romance
Fantasia
Literatura Nacional



 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário