Últimas Resenhas

Lançamentos LeYa - Junho/Julho 2017

  Oi galera,

    Vamos conhecer os lançamentos da Editora LeYa para os meses de junho e julho... tem muita coisa boa chagando!




Wild Cards 8 - Luta de Valetes

Autor: George R.R. Martin
Gênero: Fantasia Urbana
Páginas: 305

Quando as pessoas perdem o controle sobre o próprio corpo, in novo caos se instala no bairro dos curingas!

    Alguma coisa está agitando os dias na Ellis Island, algo estranho e perigoso o suficiente para deixar de lado até mesmo a inflamada tensão entre os cartas selvagens e os limpos. Saltadores estão entrando em cena... Uma gangue com o poder de transferir a mente para os corpos de outras pessoas, usando-as como marionetes em atos de terror e violência. Depois, numa manobra rápida e imperceptível, eles transferem-se de volta, deixando que as vítimas enfrentem as consequências. 
    Editada e coescrita por George R.R. Martin, autor da saga “As Crônicas de gelo e fogo”, que originou a série Game of Thrones, “Wild Cards” conta a história de um vírus alienígena que atingiu o planeta Terra, matando grande parte da população e causando mutações em muitos sobreviventes. Alguns foram chamados de ases, porque receberam habilidades mentais e físicas, e outros, amaldiçoados com alguma deformidade bizarra, foram batizados de curingas. Mais de quarenta anos depois, a sociedade americana continua enfrentando os desdobramentos desse grave acontecimento, e novas surpresas continuam a aparecer no Bairro dos Curingas.Ideal para fãs de histórias de super-heróis com o estilo marcante da escrita de George R.Batman – O Cavaleiro das Trevas e Sin City. [SKOOB]


O Reciclador

Autores: David D. Levine e George R.R. Martin 
Gênero: Fantasia Urbana
Páginas: 64

Quando um vírus carta selvagem chega no Rio de Janeiro, a realidade de um catador de lixo se torna seu maior trunfo.

    Tiago Gonçalves é um catador de lixo órfão que mora em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. No entanto, um dia Tiago acorda doente e cheio de marcas no rosto e no corpo. É então que descobre ter sido infectado pelo vírus carta selvagem. Assustados com a transformação, os colegas que dividem o barraco com ele o expulsam do lugar. 
    Sem opção, se vê obrigado a procurar abrigo no Bairro dos Curingas carioca, e é lá que Tiago descobre que, além da aparência horrível, ganhou também um incrível poder. Ele só não imaginava que o mesmo poder também pudesse colocar sua vida em risco. 
    O Reciclador é um spin-off de Wild Cards, onde somos introduzidos ao primeiro personagem brasileiro no universo da série . David D. Levine, sob a tutela de George R.R. Martin (autor de “As crônicas de gelo e fogo”, saga que deu origem a série Game of Thrones da HBO), fez um intenso trabalho de pesquisa sobre o país, nos presenteando com uma história cruamente real sobre nossas condições sociais. 
     O volume traz ainda uma entrevista inédita de Levine ao site Omelete sobre seu processo de escrita e a entrada para o hall de autores de Wild Cards; além de uma introdução à série. Traz também um artigo de Marc Simonetti, ilustrador oficial dos livros de George R.R. Martin no Brasil, contando sua experiência com o mais importante autor de ficção fantástica da atualidade. O livro acompanha um box especial para o mercado brasileiro, que traz 8 cards colecionáveis com alguns dos principais personagens da obra e um pôster com a ilustração criada especialmente para este livro. 

    Ideal para fãs de histórias de super-heróis com o realismo marcante da escrita de George R.R. Martin – como a que vemos nas obras de Alan Moore, de Watchmen e V de Vingança, e de Frank Miller, autor de Batman – O Cavaleiro das Trevas e Sin City. [SKOOB]


Esse Cabelo

Autora: Djaimilia Pereira de Almeida
Gênero: Ficção; Romance autobiográfico
Páginas: 144

Além de contar a inusitada história de um cabelo crespo, este livro fala também de racismo, feminismo e identidade.

    A novíssima estrela da literatura portuguesa chama-se Djaimilia Pereira de Almeida — e é angolana. (José Eduardo Agualusa) 

    Falar de cabelos é uma bobagem? Não, até porque, segundo a narradora deste livro, “escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso”; e visitar salões de beleza é uma boa forma de conhecer hábitos, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos. 

    Este é um romance surpreendente que mistura memória, imaginação e crítica social com humor e leveza na medida certa, mas que também discute temas atuais como racismo, feminismo e identidade. 

    Aqui temos a história de Mila – uma menina que chega em Lisboa aos três anos de idade, despenteada, saída de Luanda, na África – e das suas memórias ao longo do tempo, porque, claro, não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância. Mas também é a história das origens do seu cabelo crespo. Enquanto acompanhamos as aventuras de um cabelo crespo – curto, comprido, amado, odiado, que se embrenha por memórias e histórias num convite ao leitor a desembaraçar todos os nós –, acompanhamos também os caminhos e descaminhos da vida dela. Aqui, da raiz às pontas, estamos assistindo também à narrativa da relação entre vários continentes e a uma geopolítica em constante transformação. 

    O lugar de Djaimilia parece ser sempre movediço, e ela tende a fugir de qualquer nicho, etiqueta ou logotipo. (Ronaldo Bressane) [SKOOB]


Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock

Autor: Lobrão
Gênero: Não ficção; música; política
Páginas: 496

Lobão solta o verbo e conta tudo o que você sempre quis saber sobre o rock brasileiro dos anos 80.

    Com muito humor, ironia e sarcasmo – como não poderia deixar de ser –, Lobão revive as amizades, as parcerias, as primeiras derrotas, as decepções, as drogas, a baixa autoestima, as gravações ruins e, ao mesmo tempo, as grandes canções que marcaram a história do rock nacional e a década de 80 neste Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock. Ele se confronta com as contradições daqueles anos, sua atmosfera política e o desinteresse da nova geração de músicos que surgia pelo que chama de “desgastada e empolada linguagem da ingênua, presunçosa e reacionária MPB”. 

    Os anos 80 ficaram conhecidos como a década perdida. Mas, apesar dos penteados esquisitos, das ombreiras, doXou da Xuxa e da hiperinflação, também foram anos de muito rock and roll. Pelo olhar de alguém que abraçou a vida bandida daquela época, este livro apresenta um retrato irreverente, sincero e pessoal do Brasil a partir dos bastidores de uma de suas principais expressões culturais. Tomando o devido distanciamento temporal dos acontecimentos, Lobão (ao mesmo tempo um dos sócios-fundadores daquele rock e um de seus maiores críticos) não poupa palavras para, de uma vez por todas, contar todas as verdades sobre a tão falada década – de sua alegria inicial e real esperança à decadência. 
    “Por que o melhor dessa década se esvaneceu? Por que será que não deixou nenhum legado? Foram as mortes de artistas fundamentais um fator decisivo? Certamente isso contribuiu de forma dramática para a derrocada... Mas será que foi só isso? É o que veremos”, escreve o autor. 

    Este é um verdadeiro representante da família Politicamente Incorreta. Um guia repleto de farpas, ironia e polêmica na medida certa, como se espera de um volume desta coleção, e também de uma obra escrita por Lobão. [SKOOB]


Tempos Compulsivos


Autora: Sandra Edler
Gênero: Não ficção; psicologia (comportamento, compulsão, contemporaneidade, psicanálise)
Páginas: 179

Uma reflexão sobre as compulsões e o tempo em que vivemos.

    Tempos compulsivos reúne reflexões sobre um tempo de respostas exaltadas, de opiniões apressadas, desabafos públicos e de uma busca desmedida e imediata pelo prazer. Partindo de considerações acerca de nosso estilo de vida, de nossas demandas, de tudo aquilo que se vai incorporando ao cotidiano sem percebermos, a autora constata que essa aceleração resultou tanto no crescimento de compulsões, como no número das depressões e dos quadros de violência. 

    Pesadas rotinas de trabalho, compromissos presenciais e virtuais, incontáveis afazeres apontam para o fato de que a vida não cabe mais nas 24 horas diárias. Somos hoje impostos a uma extrema aceleração na maneira de viver e de pensar. O resultado é só um: pessoas exaustas, sobrecarregadas, estressadas, muitas vezes “gritando” silenciosamente por socorro. 

    Neste livro, a psicanalista Sandra Edler se debruça sobre depoimentos de pessoas que sofrem desse mal e estabelece uma relação entre nosso modo de vida e o crescimento de compulsões pelos mais variados elementos, como alimentos, exercícios, dinheiro, compras, uso da internet, jogos, sexo e até mesmo trabalho. Em algum momento, ultrapassamos uma linha tênue e o que poderia parecer apenas um hábito, passa a tomar conta de nossa personalidade. 

    Quem sabe, após a leitura deste livro, consigamos parar um momento, repensar o dia a dia, rever posições e tomar outro caminho, contrário à desesperança, à intensidade desmedida e ao desespero. [SKOOB]


A Primeira Guerra Mundial

Autor: Martin Gilbert
Gênero: Não-ficção; História Geral; Geopolítica Mundial; Grandes guerras
Páginas: 832


O conflito que mudou o mundo, destruiu impérios, realinhou fronteiras e matou milhões de pessoas.

    Em A Primeira Guerra Mundial, o historiador Martin Gilbert se debruça sobre o conflito que mudou o mundo, matou milhões de pessoas, destruiu quatro grandes impérios e alterou definitivamente o panorama geopolítico da Europa e do Oriente Médio. Mais do que isso, legou à humanidade novas tecnologias de morte – tanques, aviões, submarinos, metralhadoras, artilharia de campo, gás venenoso, armas químicas. Era a guerra para acabar com todas as guerras. Começou às onze e quinze da manhã, em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, e se encerraria oficialmente quase cinco anos depois. Até hoje, no entanto, vivemos muitos dos horrores que ali nasceram: a Primeira Guerra Mundial nunca terminou. 

    Entre 1914 e 1918, se desenrolaram duas guerras muito diferentes. Em consequência de ocupações, bombardeios, fome e doenças, mais de nove milhões de militares e cinco milhões de civis foram mortos. Porém, paralelamente ao conflito em que o sofrimento individual e a angústia atingiram uma escala gigantesca, em particular nas trincheiras da linha de frente, houve o embate de gabinetes, soberanos, propagandistas e idealistas que, repletos de ambições e ideais políticos e territoriais, determinaram o futuro e impérios, nações e povos de modo tão contundente quanto no campo de batalha. Tudo passou por uma enorme transformação: os códigos de comportamento, a literatura, as distinções de classe. Nas palavras do autor, “a guerra alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que cauterizou sua pele e deixou marcas na sua alma.” 

    Gilbert constrói uma narrativa ao mesmo tempo épica e acessível para apresentar a Primeira Guerra Mundial a partir da perspectiva humana e do cidadão comum, sem deixar de detalhar seu efeito em futuros líderes como Hitler, Churchill e De Gaulle. Repleto de mapas e fotos da época é um complemento à altura de seu monumental A Segunda Guerra Mundial. [SKOOB]



                               Beijokas da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário