Resenha: Não É Só Uma História de Amor

Autora: Mariana Sampaio
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016
Páginas: 208

* Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

SINOPSE
    Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. O romance de estreia de Mariana Sampaio intercala pontos de vista que, ainda que separados pelo tempo, mostrarão que mãe e filha não são tão diferentes assim. [SKOOB]



    Ainda estou um pouco confusa entre o gostar e o não gostar dessa história. O nome "não é só uma história de amor", me deixou esperando por uma história de amor com algo "a mais", porém, fiquei com a impressão de estar "faltando alguma coisa".

    Muitas vezes, quando leio um livro em que os pontos de vista mudam a cada capítulo, fico um pouco desconfortável. Na maioria das vezes isso acontece com a primeira pessoa. Mas aqui não é o caso. Pelo contrário. Quando estamos em um capítulo e vamos para o seguinte, com a história da mãe de Laura, parece que estamos apenas encaixando mais uma peça do quebra cabeças que foi espalhado no capítulo anterior.

    Uma das coisas que mais gostei foi o modo como as personagens foram apresentadas. Mãe e filha que ou costumam ter um ótima relação ou uma relação horrível nas histórias aqui só têm uma relação comum, com altos e baixos. O maior "baixo" se apresenta no início da história, porém o que seria dela sem ele, não é mesmo?

    A personagem principal, porém, foi uma que não consegui me associar. Quando digo associar é me ver no lugar dela. Quando leio uma história eu tento me colocar no lugar das personagens e por mais que tentasse, não conseguia fazer isso com Laura. Ela se mostrou sendo, para mim, alguém "difícil". Cabeça dura, mimada e (um pouquinho) orgulhosa. Mas ao mesmo tempo que não gostei dela, sei que foi justamente essas as qualidades que a autora quis passar.

    A trama se passa de forma bem tranquila, sem grandes dificuldades, porém isso não exclui o clímax existente. Se há uma história de amor? Não. Há duas! E, para mim, não é a da Laura a que me fez crer no amor.


Classificação

Gênero
Ficção
Romance
Drama



38 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    Não conhecia o livro não, mas parece ser uma história bem bonita né. Fiquei curiosa para ler essa mudança entre os pontos de vista da filha e da mãe!
    Seguindo aqui :)
    #EquipeCrucio

    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também já fiz essa leitura e é uma história interessante, apesar de não ser aquilo tudo que eu estava esperando. De qualquer maneira, é um livro descontraído e que vale a pena ler sim. Sobre a personagem principal, eu não consegui me envolver com ela não e com certeza compreendo seu ponto de vista.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Diferente de você amo ler livros que a cada capitulo muda a visão de um personagem para o outro, tanto é que escrevo assim, parece mais fácil de explicar algo. E como você quando li o titulo desse livro pensei a mesma coisa:história de amor, mas infelizmente depois de ler a sua resenha vi que não bem nisso que se trata o livro, então acredito vou deixar esse passar, quem sabe numa próxima!
    BJss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Complicado quando a gente lê um livro e não sabe muito bem se gosta ou não, tenho essa sensação com algumas leituras.
    Ficaria bem incomoda com essa falta de personalidade, coloco assim, porque mudar hora e hora de opinião na história cansa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei a premissa interessante, mas o que mais me chamou a atenção foi você falar que a outra história de amor que te ganhou. Quero ler pra saber.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, vou dar uma conferida nesse livro depois!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei a resenha e fiquei super curiosa em saber mais sobre essa história, parece ser bem interessante...Bjs

    ResponderExcluir
  8. Duas histórias de amor, que curioso, acho que para quem curte o estilo deve ser bem legal. Achei um livro juvenil, por isso não me interessei desde que vi o lançamento, mas, vendo sua resenha, até fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha. Acho que essas características da Laura também me fariam não gostar dela. Mas essa troca da narrativa não me incomoda tanto, pois já me acostumei depois de ler vários livros assim. Eu fiquei curiosa sobre qual foi a outra história de amor que você gostou.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  10. Fernanda que livro mais amorzinho esse que agora tu trouxeste a resenha, quem sabe eu leia futuramente quando tiver oportunidade.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  11. Olá! O título e a sinopse me fazem pensar em coisas contraditórias... ainda assim, parece uma história bem rica e envolvente. Fiquei curiosa!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, eu já gosto da mudança de pontos de vista em uma narrativa, não costumo ficar confusa. Não me interessei muito pelo enredo,mas acho que os altos e baixos dá relação entre mãe e filha podem mostrar que não é só uma história de amor o que rola.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Devo admitir que o nome me deixou mais curiosa por essa leitura do que o enredi em si.
    Mas eu daria uma chance a obra, para tirar minhas próprias conclusões e quem sabe me surpreender.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda,
    Já conhecia esse título, mas, sinceramente, não tenho muita vontade de ler, a sinopse não me atrai, infelizmente.
    Achei legal mãe e filha terem apenas uma relação comum, com altos e baixos, pois é bem real do que temos. Entretanto, continuo não tendo vontade de ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Então, já conhecia a obra de capa, mas essa é a primeira resenha que leio dela. Achei bem interessante, e sei como é não conseguir se colocar no lugar de uma personagem, às vezes acontece comigo. Diferente de você, que disse que não gosta quando a leitura muda os pontos de vista, essa é uma dinâmica nas obras que eu gosto muito, pois me permite compreender ambos os lados.

    ResponderExcluir
  16. Oii! :) Parece ser muito bom. Adorei essa capa e sua resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oie Fernanda!!
    Apesar de ter levantado alguns pontos negativos, fiquei bem curiosa pra conhecer mais sobre essa história.
    Relação familiar é uma coisa que me atrai e acredito que deve ser interessante enxergar o ponto de vista de ambas personagens.
    Fiquei curiosa.
    Dica anotada
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Assim como você, o título me chama muito a atenção. Porém, ainda não consegui fazer a leitura.
    Adorei saber suas impressões e que o que mais gostou do livro é como as personagens são apresentadas e também as relações entre elas nos autos e baixos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Já conhecia o livro e não é a primeira resenha que afirmar não saber se gostou ou não da história. Pessoalmente, analisando os elementos da sua resenha, não senti muita vontade.
    De toda forma, acredito que valeu para você!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura, eu gostei da capa e fiquei curioso pela resenha!

    QUe bom que as personagens cativaram (que pena que a principal não......) e que e uma leitura bem leve!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Ainda não tinha visto esse livro, mas confesso que não me atraiu justamente por conta das características da protagonista.
    Eu ODEIO personagens assim; tira todo o encanto da leitura...
    Gostei da sua opinião sobre ele.
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Gosto bastante desses livros de drama entre mãe e filha. Eu até tinha gostado da premissa, porém a sua nota me desanimou um pouco.
    Acho que irei demorar a ler este livro.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Já tinha visto a sinopse da obra e não me interessei muito e acabei deixando de lado, após ler sua resenha continuo não me interessando pelo livro, mas achei legal alguns pontos como a relação mãe e filha e os pontos alternados que a história é contada.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Ainda não conhecia esse livro, parece ser bem bonito e fiquei curiosa. Gostei da sua resenha. mega bjooooooo

    ResponderExcluir
  25. Que pena que a leitura não funcionou direito para você. Eu gostei bastante da premissa, e isso de ser narrado por mais de um personagem eu adoro, então acho que não vou ter problemas. Mesmo sua resenha citando alguns pontos negativos, fiquei afim de conferir a obra.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Olá! A dias estou atrás de ler esse livro. A resenha ficou ótima e me deixou ainda mais ansiosa. Bjus

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia a obra ou a autora, a sinopse não sei se seria suficiente para que eu escolhesse esse livro no meio de outros.

    Sua resenha mostrou mesmo a confusão que o livro deixa, então realmente, não sei se o livro me agradaria. Não sei o que esperaria dele e aí talvez a premissa se perderia. É como... um romance, mas aí não tem um romance. Sei lá.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido falar desse livro, mas essa foi a primeira resenha que li.
    Essa questão do ponto de vista dos personagens se alternar nos capítulos, na maior parte do tempo é interessante. Que pena que você não conseguiu se identificar com as personagens, senti isso lendo A Oportunista.
    Enfim pelo que pude perceber com seu texto o livro foca nas relações familiares, é isso!!?? Parabéns pela leitura. Abração!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  29. Oii!!
    Não conhecia esse livro ainda.
    Então o título do livro é só para dizer que tem duas histórias de amor no livro?
    Pelas suas ressalvas, não fiquei com muita vontade de ler não. Por mais que eu goste de livros que tenham capítulos alternados, esse não me chamou muita a atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oiee, me porece ser uma leitura leve e divertida, ainda nao conhecia! espero poder ler em breve!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu simplesmente amo histórias onde apareça mãe e filha/filho. Gosto muito dessa relação. E no fundo, nós nos tornamos iguais nossos pais. Só fiquei com receio quanto a uma coisa: você diz que tem um rapaz nessa história, só espero que não tenha um triângulo amoroso no meio.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  32. Olá! Eu também gosto de me colocar no lugar da personagem, que pena que você não conseguiu se associar. E também que pena que a história de Laura não fez você crer no amor! Beijos'

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?
    Também adoro quando consigo me sentir dentro da história do livro, e são poucos os autores que conseguem fazer isso. Adorei a premissa do livro e a maneira como tudo ocorre. Os personagens foram muito bem construídos e quero logo ler.

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia o livro.
    O titulo remete a filmes de comédia romântica... rs
    Uma pena não ter sido um de seus favoritos.
    A história em si parece mais ou menos. Nem muito boa nem muito ruim.
    Não me chamou muto a atenção.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  35. Você me deixou intrigada com os sentimentos contraditórios que sentiu ao ler e transmitiu aqui na resenha,fiquei curiosa para saber qual das histórias de amor te conquistou e acho que protagonistas chatinhas e difíceis sempre nos "pegam" de algum modo.

    Ótima resenha...


    bjsss

    ResponderExcluir
  36. Olá Fernanda,
    Ainda não conhecia a obra e mesmo lendo a sua resenha, ela não conseguiu me chamar a atenção. Sou uma leitora que sempre se coloca no lugar da personagem também, fica até mais fácil para entender melhor suas atitudes e pensamentos, mas nesse caso, não sei se Laura conseguiria me convencer.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Esse título não me é estranho rs
    Eu gosto quando os capítulos trazem o ponto de vista de cada personagem, é fácil conhecer cada personalidade, mas também tem esse problema de juntar as peças rs. Eu não sei se leria esse livro por agora, mas fiquei curiosa...

    Beijos
    Blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Realmente, quando lemos o título a impressão ou a expectativa que temos, é que será um romance com "que" a mais, mas lendo a sua resenha, pelo que eu entendi, o título deve ser levado ao pé da letra, porque são duas histórias de amor, de um modo diferente (acredito), em vez de uma. Fiquei meio confusa e o livro não me chamou tanta atenção.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir