Últimas Resenhas

Resenha: Mau Começo - Desventuras em Série (Livro 1)

Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2001
Páginas: 152
Tradutor: Carlos Sussekind

SINOPSE
"Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf."
   O que esperar de um livro onde ao ler a sinopse você se depara com a seguinte frase:
"Sinto muito em dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável..."


   De início você pode até pensar: - Nossa, mas que autor em sã consciência escreveria essas palavras para relatar seu próprio livro? Ele deve ser louco ou coisa assim...

   Ganhei a coleção "Desventuras em Série", composta por 13 livros, de presente de Natal (2012) e assim que uma prima minha leu a sinopse, logo comentou com os demais na sala: - São livros de terror!
    NÃO, ela estava enganada! Não se tratam de livros de terror e sim uma série a qual narra os infortúnios vividos pelo trio de órfãos Baudelaire.

   Neste primeiro volume, "Mau Começo", o autor relata o início das desventuras vividas pelas crianças Baudelaire: Violet (a primogênita de 14 anos, grande inventora e responsável pelos demais irmãos), Klaus (um garoto inteligente de 12 anos com um interesse sobre humano em literatura) e Sunny (a caçula que gosta de morder e balbuciar alguns sons inteligíveis aos que a cercam). Após a morte dos pais em um calamitoso incêndio, os irmãos Baudelaire são obrigados a morar com seu parente mais próximo, geograficamente, o terrível conde Olaf, criatura detestável que maltrata as crianças e as obriga a fazerem serviços domésticos em sua casa pavorosa. Apesar de asqueroso, o conde é uma criatura muito esperta e sagaz, seu maior interesse é se apoderar da fortuna deixada pelos pais das crianças e não mede esforços para conseguir o que quer.

   Livro com uma narrativa surpreendente repleto de humor negro...eu recomendo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário